Terceirização para gerar mais eficiência

Contratar empresas especializadas em determinados serviços para, principalmente, gerar maior eficiência em setores que não são relacionados ao core business, é uma prática há tempos recorrente no mundo empresarial.

Porém, temos acompanhado um movimento cada vez maior não só por serviços terceirizados considerados operacionais, mas também por serviços considerados mais estratégicos. Ou seja, não estamos falando somente de serviços de facilities, como portaria, mas de gestão financeira, serviços de recursos humanos e gerenciamento de documentos.

Estudo conduzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) sobre gestão de pessoas na crise de covid-19, indicou que houve uma alta de 94% na terceirização de serviços na pandemia. Já o levantamento da plataforma oHub, que conecta empresas e fornecedores de serviços B2B, apontou um aumento expressivo de demanda de terceirização comparando-se o período de julho – setembro de 2021 com o mesmo período de 2020. Em São Paulo, o aumento por serviços de terceirização de gestão financeira superou os 350%.

Expertise

Na TÉCNICA, prestamos serviços de terceirização de Arquivos / Gerenciamento de Documentos há mais de três décadas e acompanhamos de perto essa evolução. Acredito que esse aumento nos últimos anos esteja muito relacionado a maturidade das relações empresariais. Determinada empresa precisa de serviços especializados (como a organização de arquivos) e ela pode ter isso de forma quase que imediata, sem investir em treinamento, seleção e formação de profissionais, contratando uma parceria terceirizada.

Ocorre que, em algumas situações, a empresa contratante se vê diante de situações críticas, com resultados muito negativos. Na maioria absoluta desses casos, a origem está em um desalinhamento do que a empresa efetivamente precisa/espera e o que está sendo entregue. É como a expectativa X a realidade.

Não se pode culpabilizar áreas. Isso é resultado de uma série de decisões, desde a falta de uma avaliação técnica consistente do que se deseja, promessa de atendimento em prazos inexequíveis até valores muito abaixo dos praticados pelo mercado, enfim uma lista longa.

Para gerar maior eficiência, o ponto zero de qualquer terceirização, é importante a análise criteriosa de todas as variáveis envolvidas. Assim, os resultados aparecem e o investimento é garantido.

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental

 

 

Nosso maior objetivo é manter nossos clientes satisfeitos

Em nossa trajetória, nos orgulhamos por ter conquistado grandes clientes e parceiros de variadas áreas de atuação.

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