Gestão Documental e a pesquisa “Cabeça do Dono”

Há poucos dias, foi divulgada a pesquisa “Cabeça do Dono”, um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas. que traça o perfil de líderes de PME. O objetivo era contextualizar a atuação de pequenos e médios empresários e, para tanto, foram entrevistados 1.001 donos de PMEs, de todas as regiões do Brasil.
O resultado não chega a ser uma surpresa, mas traz à tona um grave problema que, muitas vezes, impede o desenvolvimento das PMEs. Os dados centrais da pesquisa “Cabeça do Dono” são:
» nove em cada 10 líderes estão com dificuldades de gestão financeira.
» os líderes são responsáveis pela tomada de decisões de ao menos cinco áreas (em 98% dos casos) e executam as tarefas de, em média, quatro áreas (96%).
Os líderes estão cansados, sobrecarregados e se sentem solitários. Essa sobrecarga pessoal, e como líder de uma pequena empresa tenho lugar de fala, prejudica enormemente a evolução do negócio. Dessa forma como pensar em inovação se o fluxo de caixa não está fechando neste mês? ou como focar em novas abordagens ao cliente final se fui notificado por um órgão governamental sobre uma guia de pagamento que agora não encontro e, portanto, pode gerar um custo para a empresa?
Sim, temos que pensar em tudo e mais um pouco, e isso toma boa parte da energia dos líderes de PME.
Isso tudo é verdade, mas não precisa ser assim. Ou, pelo menos, alguns pontos administrativos podem ser ajustados para sobrar mais tempo para focar no negócio.

Gestão Documental

Na Gestão Documental, por exemplo, um planejamento básico desde o início do negócio exige baixo investimento e garante um fluxo de documentos (entrada, arquivo e descarte) de excelência. Com isso, ganhe-se agilidade na gestão, não há acúmulo de documentos desnecessários, não se gera passivos, enfim podemos elencar uma série de ganhos tanto para arquivos físicos quanto digitais.
É sempre bom lembrar que as PMEs geram quase 50% dos empregos e respondem por 30% do PIB. Deixando a “cabeça do dono” mais focada no negócio, em fazer melhor e de forma mais eficiente, vamos ter avanços significativos.

Suely Dias dos Santos
CEO da TÉCNICA Gestão Documental

Nosso maior objetivo é manter nossos clientes satisfeitos

Em nossa trajetória, nos orgulhamos por ter conquistado grandes clientes e parceiros de variadas áreas de atuação.

Cases de sucesso