O cliente no centro das decisões das micro e pequenas empresas

Não conheço ninguém na minha trajetória de empreendedora que não concorde com a afirmação: a excelência no atendimento é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Parece um tanto óbvio, mas, garanto, nem sempre a teoria se dá na prática. Muitas micro e pequenas empresas, principalmente as que estão há tempos no mercado e têm resultados operacionais positivos, se agarram a um modelo de sucesso e tendem a não estarem abertas as mudanças de cenários.

A crise sanitária e a tomada de decisões nas PMEs

Situações excepcionais exigem medidas excepcionais. Muitos já disseram isso, com algumas variações e aplicada a diversas situações. Ocorre que agora, com a crise sanitária global – desafio imposto a toda a humanidade, nunca foi tão precisa. As micro, pequenas e médias empresas têm desafios, mas também oportunidades. Elas podem, por exemplo ser mais ágeis, por questões estruturais, na tomada de decisões. Por outro lado, a gestão pode se ‘apegar’ a situações já consolidadas e não dar o passo decisivo – e no tempo certo – para a manutenção sustentável do negócio.

PDCA – Um método para você fazer a Gestão do seu negócio próprio.

Já está disponível no canal do YouTube da TÉCNICA o vídeo no qual Suely Dias dos Santos, CEO da TÉCNICA, conta rapidamente sobre sua experiência de mais de três décadas à frente de uma MPE. As dificuldades iniciais no gerenciamento de processos, a busca do conhecimento para preencher essa lacuna e a implementação da metodologia PDCA, que elevou o patamar gerencial administrativo da empresa.

Os desafios das PME em terceirizar serviços para grandes empresas

Empreender é um desafio e tanto. Exige disciplina, conhecimento técnico, boas ideias, resiliência, enfim pensar na sustentabilidade do negócio a todo instante. Um desafio bastante particular é quando se está à frente de uma PME e esta presta serviços terceirizados para grandes companhias.

Terceirizar para grandes empresas, se o empreendedor estiver focado e aberto, é uma oportunidade de melhorar o seu próprio serviço.

Empreender exige busca contínua do conhecimento

Nessas mais de três décadas de atividade empresarial, acumulei diversas experiências – positivas e outras nem tanto – e tenho como hábito avaliar esse conjunto de informações. É um exercício sobre como as ideias se dão na prática; e como a prática pode ser materializada de diversas formas. Um ponto, entretanto, é certo: o conhecimento deve ser algo a ser buscado continuamente pelos empreendedores.

Série debate Gestão de Processos nas MPE

Suely Dias dos Santos, CEO da TÉCNICA Gestão Documental, compartilha sua experiência de mais de três décadas a frente de uma MPE num série de vídeos no YouTube.
O primeiro vídeo já está no ar, um conteúdo relevante para quer está iniciando – ou planejando iniciar – seu negócio. “Para os novos empreendedores sempre digo: sempre busquem conhecimento, esse é uma das mais importantes chaves para o sucesso. Dessa maneira, quero contribuir com os novos empreendedores”, reforça Suely.

Terceirização de arquivos: confiança e expertise

Há anos a terceirização de serviços é uma opção interessante para potencializar resultados, sejam eles operacionais ou financeiros. Por um lado, a contratante tem a vantagem de focar na sua atividade principal e contar com uma contratada especialista no tema, que, em geral, desenvolve a prestação de serviço com altos padrões de excelência.

Técnica no Facebook e Instagram

A Técnica Gestão Documental agora está presente no Facebook e no Instagram. Siga a empresa e fique atualizado sobre todas as novidades em Gestão Documental. Acesse: Facebook Instagram

2020, o ano que – mais do que nunca – as micro e pequenas empresas se reinventaram

São inúmeros e vastamente conhecidos os desafios ao empreendedorismo: burocracia excessiva, carga tributária alta e complexa, dificuldade de acesso a linhas de créditos, gestão financeira e de pessoas. Em 2020, adicione-se a crise sanitária global. As micro e pequenas empresas cabiam se adequarem o mais rapidamente possível ao novo momento histórico para continuar.

Alerta na Gestão de Documentos evita crises.

Numa abordagem orgânica de um arquivo, seja ele físico ou digital, a etapa de acompanhamento, por vezes, não é tão assertiva quanto o desejado. Em linhas gerais, há diretrizes bem consolidadas para saber como e por quanto tempo arquivar, com possibilidade de indicadores automáticos para o follow up de documentos. Por isso, a importância de follow ups automatizados, com sinalizadores de alertas para os responsáveis.

Arquivista, uma profissão do futuro.

Afinal, o arquivista será uma profissão fadada a acabar por conta das ferramentas digitais que cada vez mais estão sendo incorporadas ao processo de gestão documental?
Suely nossa CEO, entende que não, pelo menos não no curto ou médio prazos, e ela explica neste artigo.

O controle de gastos e os arquivos

O restrito controle de gastos é uma das ferramentas mais relevantes para controlar e manter a saúde financeira das empresas – e mesmo das finanças pessoais. Sem um controle efetivo dos gastos, desequilíbrios pontuais podem se tornar estruturais e comprometer a funcionalidade das operações. Quero reforçar como arquivos organizados e usados de forma estratégica podem ser extremamente valiosos.