Muitos empreendedores à frente de micro e pequenas empresas acreditam que focar na atividade principal será suficiente para o bom desempenho do negócio. Isso se dá, em grande parte dos casos, porque os empreendedores não percebem que a gestão potencializa resultados.
Os negócios podem ter resultados muito positivos, mas, com o passar do tempo, a falta de processos ou – o que mais ocorre – a imprecisão dos processos, por centralização excessiva ou falta de mapeamento completo antes de sua implementação, podem gerar prejuízos e passivos que consomem esses mesmos resultados.
A gestão eficiente, planejada e calcada nas necessidades dos seus negócios, vão potencializar resultados e evitar problemas futuros. Por exemplo, a gestão adequada de todos os documentos gerados pelo empreendimento, sejam eles físicos ou digitais, devem atender diversas leis e normas. E o controle desse volume de informações vai garantir a segurança da operação.
Atuar para uma gestão eficiente, principalmente num ambiente altamente competitivo e de instabilidade econômica, pode ser o diferencial que sua empresa precisa para seguir em frente, mesmo em momentos de turbulência.
É relevante saber que o extravio de determinado documento pode gerar um passivo que consumirá tempo, recursos e energia do empreendedor que, nesse momento, perderá o foco no negócio principal de sua atividade.
Nos meus contatos com empreendedores desafio a imaginar quanto tempo e recursos gastarão para ter uma gestão eficiente. E a resposta é sempre muito maior (tratando-se de recursos) e muito menor (tratando-se de tempo).
Pense nisso e avalie com precisão a gestão do seu negócio.
Suely Dias dos Santos
CEO da TÉCNICA Gestão Documental