Empreender exige busca contínua do conhecimento

Nessas mais de três décadas de atividade empresarial, acumulei diversas experiências – positivas e outras nem tanto – e tenho como hábito avaliar esse conjunto de informações. É um exercício sobre como as ideias se dão na prática; e como a prática pode ser materializada de diversas formas.

Um ponto, entretanto, é certo: o conhecimento deve ser algo a ser buscado continuamente pelos empreendedores. Com o conhecimento é possível traçar rotas mais assertivas, remanejar planejamentos com maior agilidade, avaliar com maior precisão caminhos não produtivos e assim por diante.

Agora como, na dura rotina do dia a dia do pequeno empreendedor, abrir espaço para buscar o conhecimento? Sabemos que essa busca impõe um grau de envolvimento significativo, eventualmente conflitando com diversas outras atividades do próprio trabalho ou mesmo com momentos de lazer e descanso.

Sempre haverá alguma coisa para fazer, isso é fato. E, também, é fato de que isso não é desculpa para não buscar conhecimento. Hoje temos diversas possibilidades de acesso à informação, que promovem uma flexibilidade muito maior para os interessados. Temos acessos em tempo real a artigos, experiências, livros, comentários, casos reais, enfim são inúmeras referências – e o seu primeiro passo será saber em qual ou quais temas deseja ampliar o seu conhecimento e tomar um certo cuidado para acessar informações qualificadas, com sólidas referências.

Foi a partir da observação, do conhecimento acumulado, que inovamos sempre nosso negócio. Quem está aberto para aprender acaba por estimular o surgimento de novas ideias. Pense nisso, nas inúmeras oportunidades que seu negócio pode potencializar (desde oportunidades administrativas operacionais até oportunidades de novas soluções), reflita sobre suas necessidades de aprendizagem (se não identificar, não tem problema, acesse à internet e procure sobre negócios de sucesso – não necessariamente de sua área – e você vai encontrar muito o que aplicar em seu negócio) e vá à luta. Conhecimento é uma busca diária.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental

Nosso maior objetivo é manter nossos clientes satisfeitos

Em nossa trajetória, nos orgulhamos por ter conquistado grandes clientes e parceiros de variadas áreas de atuação.

Cases de sucesso