Chegamos ao final de 2023 e muitos micro e pequenos empresários estão com uma sensação de superação. Superar, aliás, é palavra obrigatória na cartilha desses empreendedores, mas acredito que neste ano foi mais intenso. Minha sensação está ligada ao ciclo pós-pandemia, que vivenciamos fortemente na TÉCNICA.
Muitas PMEs tiveram que se adaptar, mudar estratégias, ajustar o foco dos negócios por conta da mudança abrupta imposta pela pandemia. E muitas das situações administrativas, gerenciais, de relacionamento com cliente, atuação virtual etc. vieram para ficar.
Essa mudança de cenário fez com que vários empreendedores perdessem o foco, obrigando a encerrar as atividades ou gerando prejuízos imensos. As que conseguiram se manter, tiveram que, como a TÉCNICA, atuar com rapidez para ajustar seu negócio ao novo momento depois de um período relativamente rápido de transição, notadamente no ano passado; consolidando as mudanças e seus resultados em 2023.
Na TÉCNICA, encerramos o ano de 2023 com o sentimento de que conseguimos alcançar em grande parte este objetivo, e isso foi possível a partir de planejamento estratégico e, principalmente, comprometimento dos times internos e envolvimento total dos gestores.
O desafio de estar à frente de uma pequena empresa é uma constante, porém com foco e determinação, vamos construindo novos caminhos.
O cenário macroeconômico de 2024 nos reserva algumas inquietações, como a reforma tributária, e eventuais impactos mais profundos por conta dos conflitos armados, que podem, por exemplo, frear a queda de juros, ampliar cenários inflacionários, entre outras coisas.
Nós, micro e pequenos empreendedores, continuaremos fazendo a nossa parte: atuar para oferecer as melhores soluções em produtos e serviços seja para clientes finais ou como participante de cadeias produtivas eficientes.
Agradecemos aos nossos clientes pela confiança e desejamos os clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores boas festas e um 2024 de realizações!
Suely Dias dos Santos
CEO da TÉCNICA Gestão Documental