5G, atualização necessária

A tecnologia 5G está dando seus primeiros passos em solo brasileiro. Ainda temos muito pela frente, já que a implantação das redes móveis de quinta geração estão se estruturando e vivenciamos o que podemos chamar de uma transição do 4G para o 5G, com o 5G DDS.

As possibilidades com a tecnologia são imensas e até mesmo desconhecidas – com a baixa latência, o tempo de resposta entre um dispositivo e outro será quase que imediato. Com a melhoria da velocidade, a rede vai gerar uma série de possibilidade para a Internet das Coisas (IoT), impactando em todos os processos.

Com velocidade, no mínimo, 10 vezes maior do que a tecnologia 4G, o 5G vai exigir investimentos para suportar as novas aplicações, como novos data centers, cabeamento de fibra ótica, virtualização de rede. Isso será necessário para que a empresa possa se comunicar com os inúmeros novos dispositivos de forma simultânea e sem perder qualidade. Porém, tudo deve ser avaliado sob demanda. Cada empresa terá sua necessidade.

Na Gestão Documental será, como todos os outros processos, impactado. A tecnologia vai agregar em muito o desempenho de aplicativos e outros sistemas de gestão, como o WEBPLUS® da TÉCNICA. Os acessos e a digitalização, por exemplo, serão mais rápidos – instantâneos; a produtividade dos arquivos digitais será maior.

A única observação é que os investimentos em infraestrutura para as empresas podem ser racionalizados, não tendo caráter – com algumas exceções, como as empresas do setor de telecomunicações – urgente urgentíssimo. Ele é necessário e precisa já ser planejado e implementado, mas, acredito eu, sem a correria que normalmente caracteriza esses momentos de transição.

 

Suely Dias dos Santos

CEO da TÉCNICA Gestão Documental

Nosso maior objetivo é manter nossos clientes satisfeitos

Em nossa trajetória, nos orgulhamos por ter conquistado grandes clientes e parceiros de variadas áreas de atuação.

Cases de sucesso